Você está aqui: IPVA.net > IPVA 2023 > IPVA 2023 - Tabela, Valor, Pagamento, Consulta

IPVA 2023


Valor IPVA 2023 - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto pago pelos proprietários dos veículos anualmente, o valor do IPVA 2023 varia de acordo com o modelo do veiculo e ano, geralmente os valores tendem a ser de 1 a 6% do valor total do veículo dependendo do estado como IPVA SP, RJ, MG, BA, RS, PR entre outros.

Se você possui um carro e já está desesperado buscando mais informações sobre o IPVA 2023 veio ao lugar certo, nesse texto, traremos todas as informações como o valor do IPVA que você precisa pagar, quando você vai quitá-lo e qual a melhor forma de pagar esse IPVA.

IPVA 2023 Consulta

Alguns veículos são isentos ao IPVA 2023 pelo seu ano de fabricação, essa determinação é feita pelo Detran de cada estado, porém a média é de 10 a 20 anos (Em São Paulo por exemplo veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do imposto). Você pode consultar na página de seu estado no menu ao lado quais veículos são isentos. Ao contrario do que muitos imaginam o IPVA não é apenas para carros, entram também aeronaves, caminhões, motocicletas e ônibus.

O pagamento do licenciamento também é importante e pode ser feito em qualquer banco que tenha convênio com o DETRAN e o valor pode ser pago a vista, dando neste caso um desconto de até 10% e pode ser parcelado, mas sem desconto. Lembrando que, após o pagamento é gerado um certificado de licenciamento que é enviado ao seu endereço. No caso de não recebimento, deve o dono veículo entrar em contato com o DETRAN. Na dúvida entre em contato com este órgão.

Os valores do IPVA 2023 são diferentes para cada estado brasileiro, sendo determinados pela secretaria da fazenda. O recebimento do IPVA começa no final de 2023 e se você pagar antecipadamente terá um desconto no abatimento. Aos que pagam parcelado de acordo com o que é estabelecido por cada estado podem também receber descontos, porém quanto mais tempo você leva pra pagar menos desconto recebe. Vale lembrar que caso você não efetue o pagamento seu carro pode ser recolhido mesmo por um dia de atraso. Procure se informar e não deixe de pagar o IPVA 2023 do seu veículo.

IPVA 2023

Guia do IPVA 2023

Para retirar a guia do pagamento desse imposto em 2023, você precisa acessar o site do seu Governo Estadual, o mesmo que você usou para consultar qual o valor do seu IPVA, ir na seção IPVA e escolher a opção gerar guia IPVA 2023.
Você deve novamente informar o número do seu RENAVAM e do seu CPF, que o próprio site já vai gerar a guia do seu IPVA, a ser paga conforme a placa do seu carro.

O pagamento do IPVA do DETRAN não requer que seja gerado um boleto, pois pode ser efetivado nos caixas dos bancos autorizados, internet banking, casas lotéricas e caixas de atendimento rápido.

É necessário apenas informar o número do RENAVAM e efetuar o pagamento. Se houver interesse é possível pagar com o cartão de crédito e inclusive dividir o valor pago nas empresas autorizadas.

Tabela IPVA 2023

Agora que você já sabe como imprimir a guia e como consultar o valor do seu IPVA, está na hora de saber qual a data do pagamento do IPVA 2023. Para isso, basta consultar uma tabela, já liberada por muitos Estados, na qual, se encontra o dia do pagamento, conforme a data do carro.
Somente como exemplo, vamos pegar a tabela IPVA 2023 liberada pelo Governo de São Paulo, na qual informa que carros com final de placa 1 devem pagar o IPVA no dia 11/01, o carro com final de placa 2, no dia 12/01 e assim sucessivamente.
Então como deu para perceber, quem tem final com placa zero acaba ganhando alguns dias de folga para efetuar o pagamento do IPVA 2023, pois a data de vencimento dessa placa é somente dia 22/01.

Pagamento do IPVA 2023

Você tem duas opções para realizar o pagamento do IPVA 2023, ou você paga esse imposto em uma cota única, no dia do vencimento dele e assim ganha de 3% a 6% de desconto, dependendo do Estado, por esse pagamento a vista. Ou você pode parcelar o IPVA 2023 em até três vezes. Assim, consegue-se fazer o que for melhor para você.
Caso você tenha algum dinheiro sobrando e deseja obter o desconto, pode pagar em uma única parcela. Agora, se o começo do ano está duro e você acha melhor parcelar IPVA 2023, existe essa opção também, assim, você vai pagar o IPVA em janeiro, fevereiro e março.
O pagamento do IPVA 2023 pode ser feito pela internet, em agencias bancarias e até mesmo em caixas lotéricas, por isso, não existe nenhuma razão para você deixá-lo atrasado, já que a multa pode ser bem salgada, caso isso aconteça.

Valor do IPVA 2023

O valor do seu IPVA 2023 varia conforme o valor venal de seu veículo, assim, quanto mais caro for o seu carro, maior será o valor do IPVA 2023. Pois, o valor do imposto é uma alíquota do valor do veículo. Essa porcentagem é definida pelo Governo de cada Estado, em São Paulo essa alíquota está em 4%, enquanto na Bahia está em 3%.
Lembrando que junto ao IPVA, deve ser pago o seguro obrigatório, mais conhecido como DPVAT.
Diferente do IPVA 2023, esse valor não pode ser parcelado, com exceção de quem possui moto, que por ter um DPVAT maior, pode parcelar em até duas vezes. O valor do DPVAT é de cerca de 105 reais para carros e 290 reais para motos, além de outros valores para caminhões e ônibus.

Consulta do IPVA 2023

A Consulta do IPVA 2023 já está disponível nos sites dos governos estaduais, que são quem definem o preço desse imposto e pode ser realizada online, com apenas alguns passos.
Para saber quanto você vai pagar no imposto automotivo, você só precisa informar o número do seu Renavam e o CPF, assim, o próprio site já libera para você o valor na hora, facilitando o seu trabalho na hora de pagar o IPVA 2023.
Para fazer a consulta do IPVA 2023 selecione abaixo o estado em que o seu veículo está registrado ou acesse: Consulta IPVA 2023.

IPVA.net

COMPARTILHE!


Tabela IPVA 2023

IPVA ACIPVA ALIPVA AMIPVA APIPVA BAIPVA CEIPVA DFIPVA ESIPVA GOIPVA MAIPVA MGIPVA MSIPVA MTIPVA PAIPVA PBIPVA PEIPVA PIIPVA PRIPVA RJIPVA RNIPVA ROIPVA RRIPVA RSIPVA SCIPVA SEIPVA SPIPVA TO