IPVA de Moto 2024 - Tabela e Valor
IPVA Moto - A alíquota cobrada pela Secretaria da Fazenda para o imposto IPVA cobrado em motocicletas tem uma porcentagem menor que o cobrado para carros, variando seu valor entre 1 e 6 %, o valor especifico é determinado por cada estado brasileiro. Para o ano de 2024 o valor das motos é de 2% do valor de venda determinado pela tabela FIPE, comparando o de carro que é de 4% no Estado de São Paulo.
Estão isentas do pagamento do IPVA as motos que possuem menos que 50 cc.
Para saber os valores referentes ao IPVA de sua moto basta acessar o site do DETRAN do seu estado. É importante estar em dia e realizar o pagamento do IPVA da moto, para não correr o risco de ser parado ao trafegar e levar uma multa gravíssima, ter sua moto apreendida e pontuação na carteira nacional de habilitação do condutor.
O IPVA 2024 é cobrado segundo uma alíquota que varia entre 1 e 6% do valor do veículo. Para motos, a alíquota sempre é de valor menor, mas cada Estado da Federação possui sua própria tabela.
No Estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota para IPVA sobre motos é de 2% sobre seu valor venal, enquanto que os carros pagam 4%. O valor venal é determinado pela tabela FIPE, devendo o proprietário buscar o seu modelo e ano, encontrar o valor apresentado na tabela e calcular o IPVA. Esse cálculo, no entanto, é apenas para conferência, já que o site da secretaria da Fazenda de cada Estado já informa a taxa que será cobrada a cada ano.
Além do site da Secretaria da Fazenda, o site do Detran de cada Estado também fornece os valores referentes ao IPVA. O proprietário deve estar sempre em dia com esse imposto, uma vez que, se parado pela fiscalização, terá a moto apreendida e poderá levar uma multa do tipo gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
O IPVA deve começar a ser pago em janeiro de cada ano e o Detran costuma mandar o aviso referente ao valor que deverá ser recolhido aos cofres públicos, lembrando que trata-se apenas de um lembrete e não propriamente do boleto para recolhimento.
Assim, é preciso ficar de olho no calendário, que é divulgado no final de cada ano, para não perder os prazos. O atraso no recolhimento implica em juros de 0,33% ao dia ou a 20% do valor total do imposto, se não recolhido em 60 dias.
No caso de qualquer dúvida ou de não recebimento do lembrete, o proprietário de moto deve buscar na internet o site do Detran do seu Estado (por exemplo, Detran-SP, ou Detran-MG, ou Detran-RJ), informando o número de Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, que pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Pagamento online do IPVA 2024 de moto
O proprietário de moto também poderá fazer o pagamento do IPVA online e, se fizer à vista, terá um desconto, que também varia de Estado para Estado, se o recolhimento for feito em janeiro.
No mês de fevereiro o proprietário de moto tem a possibilidade de fazer o recolhimento do imposto em cota única, sem qualquer desconto, ou ainda parcelar o valor total em 3 vezes, pagamentos que deverão ser feitos em janeiro, fevereiro e março.
Imprimindo a guia de recolhimento, o IPVA também pode ser pago em qualquer agência da rede bancária, em terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou agências dos Correios.
Juntamente com o IPVA 2024, o proprietário de moto deve lembrar-se que é obrigatório o pagamento do DPVAT – Seguro e Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Esse valor não pode ser parcelado, ao contrário da opção oferecida pelo IPVA.
Para fazer a consulta do IPVA de moto selecione o estado em que o seu veículo está registrado.