Pagar IPVA 2024 Atrasado
Atrasar o IPVA é algo que pode acontecer na sua vida, seja por descuido, ás vezes você pode ter tanta tarefa na cabeça, que acaba esquecendo a data do pagamento, seja pela crise econômica, impossibilitando você de pagar na data certa esse imposto.
Seja qual for o motivo, esse texto irá dar todos os passos de como pagar o IPVA 2024 atrasado, para você se manter informado sobre esse problema e conseguir resolvê-lo da melhor maneira possível, para dessa maneira, você não sair tão prejudicado.
Como Pagar IPVA 2024 Atrasado?
Ficar com o IPVA atrasado é uma grande preocupação para o cidadão, pois quem está nessa situação corre o risco de ter seu veículo parado em uma blitz e acabar se complicando mais perante o DETRAN do seu estado e até tendo o veiculo apreendido.
De que forma devo pagar o IPVA atrasado? Esta é a dúvida de muitos brasileiros. Bem se você escolheu como forma de pagamento do seu IPVA em parcelas e deixou atrasar, bastar chegar ao Banco com o número do RENAVAM e efetuar o pagamento, lógico que terá juros mas são pequenos relacionados com muitos que nos aparecem.
Existem estados que quando o IPVA encontra-se atrasado o proprietário obrigatoriamente deve comparecer a um banco específico como é o caso do estado do Paraná que o cidadão deve comparecer ao Banco do Brasil. O mesmo acontece se a forma de pagamento for à vista.
Providências a tomar com IPVA 2024 atrasado
A primeira atitude que você deve ter, caso o seu IPVA esteja atrasado é entrar no site do Detran e consultar a sua situação.
Apenas com o seu Renavam e com o CPF, é preciso saber quanto tempo ele está atrasado, se há multas em cima desse atraso e qual a possibilidade de parcelar essas parcelas que estão vencidas.Com esses dados em mãos, fica mais fácil realizar o seu planejamento, para conseguir quitar essa dívida e assim se livrar desse problema.
Quanto tempo tenho para andar com o IPVA vencido?
O motorista poderá rodar com o IPVA atrasado, mas somente até a data limite do próximo licenciamento, o qual acontece anualmente, variando o período de acordo com a placa do veículo (último número). Caso não seja pago o IPVA atrasado, não é possível realizar o novo licenciamento.
Emita uma nova guia do IPVA
Depois de consultar sua situação, o passo seguinte é emitir uma nova guia do IPVA, com os valores já corrigidos e pronta para o pagamento.
Nessa nova guia, mesmo em atraso, já estarão calculados os juros e correções monetárias. Infelizmente, não há nada que você possa fazer para se livrar desses encargos, pois, eles estão previstos para quem atrasa o pagamento do IPVA.
Essa guia também pode ser emitida em Bancos conveniados, como o Bradesco e o Santander, assim, você pode pagar o seu IPVA atrasado sem nem precisar sair de casa, apenas acessando o site do seu banco e fazendo esse pagamento atualizado online, sem nenhuma burocracia e nem demora.
Apenas como informação, o valor dessa multa é pesado, girando em torno de 20% do valor devido, além do total de 1% por cada mês de atraso. Essas quantias não são ajustáveis. Por isso, evite ao máximo atrasar o seu IPVA e assim sair em prejuízo financeiro.
Caso o seu atraso seja de um ano para o outro, o acerto deve ser feito na própria Secretaria da Fazenda do seu estado, já que essa dívida não faz mais parte do Detran e seu acerto deve ser diretamente com o estado. Em alguns estados, não há a necessidade de ir até a unidade física da Secretaria da Fazenda, sendo que o acerto pode ser feito no próprio site do órgão.
Tomar cuidado para não atrasar o pagamento de novo: Com essa nova guia em mãos, não se esqueça de pagar dentro do prazo, para não atrasar de novo e assim, aumentar ainda mais sua dívida com o Estado. Depois de um tempo, seu nome pode até ir parar no Serasa, o que seria uma complicação a mais.
Como Parcelar IPVA atrasado?
O contribuinte que queira quitar o IPVA atrasado, poderá fazer pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado Sefaz, parcelando o valor em até 12 vezes mensais, iguais e consecutivas, com o valor mínimo de R$ 200,00 (duzentos reais).
Caso seu IPVA esteja atrasado há mais de um ano e acumular com o atual, você pode entrar em contato com o DETRAN do seu estado e realizar uma negociação, cada estado tem uma forma diferente de negociação.